Ahow, família! Após a intuição e a sabedoria do Terceiro Olho, ascendemos ao nosso sétimo e último dos sete principais centros de energia: o Chakra Coronário, também conhecido como Sahasrara (em sânscrito, mil pétalas). Localizado no topo da cabeça, este chakra é o centro da nossa conexão com o divino, a consciência cósmica e a espiritualidade. Ele representa nossa capacidade de transcender o ego, de nos conectar com o universo e de experimentar a unidade com tudo o que existe. É a coroa da nossa jornada energética, o ponto de encontro entre o humano e o divino.
Diversas culturas e diferentes expressões da espiritualidade consideram sagrado o topo da nossa cabeça. Coroa, ori ou qualquer outro nome que queira chamar, é em função deste chakra que as culturas possuem este cuidado e reverência. É interessante notar que, tal qual foi a nossa jornada até o momento, o chakra coronário se desenvolverá de forma mais consistente a medida que os demais chakras estejam bem equilibrados. Afinal, não se faz uma casa sem um bom alicerce.
Vamos conhecer as associações atribuídas ao chakra coronário:

Mantra | AUM |
Cor | Violeta ou Branco (representam espiritualidade, transcendência, pureza e conexão divina). O dourado também é associado. |
Elemento | Consciência Cósmica (simboliza a conexão com o universo, a transcendência e a unidade). Alguns associam à ausência de elemento, por ser transcendental. |
Sentido | Transcendência (ultrapassa os sentidos físicos, representando a conexão com o infinito). |
Glândulas | Glândula Pineal (embora a conexão principal seja com a consciência e não com uma função hormonal direta, a pineal é considerada um portal para experiências espirituais). |
Desequilíbrio do chakra coronário
Quando o chakra coronário está em desequilíbrio, seja por excesso ou deficiência de energia, podemos experimentar uma série de sintomas físicos, emocionais e energéticos. Vamos aprender a identificar alguns destes sintomas:
Desequilíbrio por Deficiência:
Emocionais | Sentimento de desconexão espiritual, falta de propósito, vazio existencial, isolamento, ceticismo excessivo, dificuldade em encontrar significado na vida. |
Energéticos | Bloqueio da conexão espiritual, dificuldade em meditar ou se conectar com práticas espirituais. |
Desequilíbrio por excesso
Emocionais | Desconexão da realidade, dificuldade em lidar com o mundo material, fanatismo religioso, dependência excessiva de gurus ou práticas espirituais. |
Energéticos | Excesso de idealismo, dificuldade em se aterrar. |
Com isto podemos compreender que muitos dos sintomas atribuído à vida moderna podem ser, na realidade, sintomas de um chakra coronário desequilibrado. O sentimento de vazio, a falta de propósito e uma profunda desconexão espiritual são os mais comuns relatados. Inclusive, o próprio excesso de modernidade pode ser responsável por esta desconexão.
Nossa incapacidade de interagir com a natureza, de ficarmos desconectados por algumas horas e de dedicarmos um pouco de nosso tempo a outros seres (plantas e animais) poder ser causa, e não sintoma, de um desequilíbrio energético. Se vocês prestaram atenção em toda a nossa jornada, também vão chegar a conclusão que, ao equilibrar os demais chakras, o próprio chakra coronário será beneficiado.
Vamos ver o que podemos fazer para mitigar este problema:
Como equilibrar o chakra coronário
Uma vez que já identificamos os sintomas de desequilíbrio, vamos ver o que pode ser feito para reestabelecer o equilíbrio energético do chakra coronário
- Meditação e Contemplação: A meditação, especialmente a meditação transcendental e a contemplação da natureza, é fundamental para equilibrar este chakra.
- Oração e Devoção: Práticas de oração, devoção e conexão com o divino podem fortalecer a ligação com o Chakra Coronário.
- Contato com a Natureza: A imensidão da natureza, como o céu estrelado ou o oceano, pode nos conectar com a sensação de pertencimento ao universo.
- Práticas de Mindfulness: Estar presente no momento presente e cultivar a consciência plena pode abrir caminho para a transcendência.
- Alimentação: Jejum ocasional e alimentos leves podem auxiliar na purificação e conexão espiritual.
- Cristais: Ametista, quartzo branco e a selenita são excelentes opções para se trabalhar o chakra coronário
Vamos conhecer algumas palavras de afirmação que podemos utilizar para o chakra coronário:
- “Eu estou conectado com a fonte divina.”
- “Eu sou um com o universo.”
- “Eu me abro para a sabedoria divina.”
- “Eu vivo em paz e harmonia com o todo.”
- “Eu reconheço a divindade em mim e em todos os seres.”
Você pode repetir estas afirmações diariamente ao acordar, preferencialmente em voz alta com foco e intenção nas palavras que estão sendo ditas.
Podemos concluir que o chakra coronário é a porta para a nossa espiritualidade. É nossa conexão com o divino, seja em qual forma este divino se apresente em sua vida. Ele pode ser usado para acessar uma fonte de sabedoria cósmica e transcendental que está disponível a todos, embora seja tão pouco utilizada.
Com isto concluímos nossa incrível jornada pelo sete chakras principais. Foi um prazer e uma honra ser seu guia nesta caminhada. Espero que vocês coloquem em prática e façam suas próprias descobertas, depois voltem e compartilhem suas experiências. Nada vai substituir a prática, especialmente quando se trata de questões ligadas ao mais profundo do nosso ser.
Se você perdeu algum post, veja nos links abaixo e compartilhe! Espalhe a palavra e vamos ajudar a construir um mundo com mais equilíbrio, consciência e paz:
One thought on “Chakra Coronário – Consciência Cósmica”