Animais de poder: do xamanismo para a sua vida

Ahow, família! No caminho dos buscadores da espiritualidade, diversos conceitos surgem em seus estudos. Os animais de poder são um destes elementos que surgem, embora já tenham sido empregados e emprestados a outras correntes de pensamento, até mesmo mais filosóficas que espirituais. Alguns utilizam o conceito de arquétipos e criam uma adaptação que, embora possa trazer resultados, é apenas um recurso que se assemelha ao que os animais de poder de fato são.

Mas, o que são eles afinal? Dentro das culturas xamânicas, acreditamos que cada um de nós possui um espirito animal que nos acompanha em nossa jornada neste plano. Também é conhecido Totem e sua missão é ser nosso guia nos desafios do mundo exterior, mas principalmente, ser nosso guia interno, aquele que nos mostra o que precisamos aprender e como alcançaremos nossos objetivos.

Compartilhamos com eles traços de personalidade, por isso que frequentemente descobrimos que aquele animal que nos fascina é justamente o nosso espírito animal. A desconexão com a natureza e com a espiritualidade faz com que o contato seja mais desafiador, mas eles estão sempre nos aguardando e uma vez que você aprende como se comunicar com eles, terá acesso a uma sabedora ancestral e uma profunda conexão consigo mesmo.

Como descobrir seu animal de poder?

Há vários caminhos para se descobrir seu animal de poder. Existem rituais e práticas xamânicas que podem ser conduzidas por um Xamã, mas nem todos terão a oportunidade de realizar uma vivência xamânica em sua essência. Se este for o seu caso, há práticas com tambor e meditações que podem lhe revelar o seu. Entretanto, como defensor de uma espiritualidade livre, afirmo que você pode utilizar práticas meditativas mais simples e chegar no mesmo resultado. Afinal, se ele é o seu espírito guardião, não faz sentido que seu acesso a ele seja tão complexo e dificultado a ponto de você viver uma vida sem conhecê-lo.

Designed by: Freepik

Simbolismos dos animais de poder

Boa parte dos símbolos que conhecemos já fazem parte do inconsciente coletivo, é fácil identificar seus significados pois já pertencem ao senso comum. Entretanto, alguns animais possuem significados muito mais profundos, que não são devidamente conhecidos pelo grande público. É fácil pensar no que uma borboleta simboliza, mas já parou para pensar como a serpente é vista de formas diferentes em várias culturas? Algumas listas da internet trazem uma visão superficial de cada animal.

Não me entenda mal, acho estas listas ótimas, elas nos colocam na direção certa. Mas precisamos aprofundar nossos conhecimentos, especialmente de nossos próprios animais de poder. Com o visão geral que temos de cada animal também conseguiríamos criar nossa própria lista, o que é um exercício bem interessante de se fazer. Mas, caso você prefira consultar uma lista no primeiro momento, deixarei aqui a minha apenas com alguns conceitos chaves para cada um refletir e aprofundar a medida que sentir a necessidade:

Abelha

Símbolo de organização e comunicação. As abelhas tem uma capacidade única de se organizarem e realizarem grandes feitos em conjunto.

Águia

A água possui uma visão incrível e sempre está de olho em seus objetivos. Ela nos ensina sobre foco e conquista.

Aranha

Uma grande tecelã, a aranha é uma trabalhadora paciente e criativa. Nos mostra como resolver nossos problemas de forma criativa e resiliente.

Baleia

Possuidora de um saber ancestral, é um animal majestoso que tem acesso aos registros mais profundos e antigos de nossa história. Inteligência, sensibilidade e senso de coletividade estão entre seus principais atributos.

Beija-flor

Energia e alegria são elementos que marcam este singelo animal. Ele ensina a estar sempre em movimento, mas sem perder a leveza e graciosidade.

Borboleta

Transformação! Esta é a palavra que define a borboleta, mas há mais nuances nesta transformação do que você possa supor.

Cão

Lealdade e companheirismo, desde que os primeiros humanos fizeram assentamentos, temos registros do melhor amigo do homem entre nós. Mas compreender o significado mais profundo destas palavras é a grande missão do cão.

Cavalo

Este é um animal especial para o xamanismo. O cavalo possui um espírito livre e atua como psicopompo, nos conectando e guiando pelo mundo espiritual.

Coelho

O coelho é um símbolo de prosperidade, felicidade e energia. Sua representação é bem consolidada em diversas culturas

Condor

Um dos três animais sagrados do xamanismo Inca, o condor é o guardião do Hanaq Pacha, o mundo superior. É um animal de profundo simbolismo espiritual.

Coruja

Sabedoria, cuidado e guardiã de mistérios, esta é a coruja, tão mal vista por alguns e amada por outros.

Gato

Animal místico intimamente ligado a espiritualidade e a liberdade. Sua liberdade não deve ser confundida com indiferença, pois é um guardião daqueles que ama.

Golfinho

Comunicação, alegria e inteligência são as marcas deste animal tão gracioso quanto divertido.

Gorila

O grande patriarca! O gorila cuida dos seus, mantém todos sob seus cuidados com calma e zelo. Mas não se aproxime ou ameace os seus, ou conhecerá sua força e poder.

Leão

Liderança, coragem e força, este é o leão. Com ele você terá uma grande ajuda para atingir seus objetivos e se colocar a frente das situações.

Lobo

Liderança, coragem e força. Diferente do leão, a liderança do lobo se dá através da cooperação e sua força é demonstrada tanto individual quanto coletivamente.

Puma

Guardião do Kay Pacha, o mundo terrestre, aquele que fazemos parte. Ele nos ensina a trabalhar no silêncio e olhar para dentro, sendo muito associado a mediunidade.

Raposa

Mal representada na cultura popular, a raposa é símbolo de Inteligência e sagacidade.

Serpente

O terceiro animal sagrado, guardião do Uko Pacha, o mundo inferior. Seu simbolismo é muito amplo, sendo ligado principalmente a medicina, a transformação e a sabedoria.

Tigre

Sua grande habilidade de caçador o coloca como referência de estratégia e inteligência emocional.

Urso

O urso é um grande portador da cura física e espiritual. Ligado a família, é um animal sagrado em diversas culturas xamânicas.

Vaca

A vaca é paciente, bondosa e generosa. Também ligada a família, ela nutre e alimenta tanto o físico quanto o afetivo.

Conclusão

Conhecer seu animal de poder é o início de uma jornada de autoconhecimento e proteção. Há muito mais a ser explorado e este nem é o único espírito animal que aparece em nossa caminhada. Em breve farei mais postagens sobre os outros animais e como nos relacionamos com eles. Espero que tenham gostado e que busquem este auxílio do plano espiritual.

One thought on “Animais de poder: do xamanismo para a sua vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *